*Por Roberta Casagrande
Estreitar o relacionamento entre líderes e subordinados é fundamental para criar um vínculo de confiança. Isso não significa criar intimidade, mas sim proximidade. É unir a afetividade com a efetividade nos negócios.
Liderança e motivação caminham juntos. Além de ser responsável por conduzir sua equipe, o líder tem um papel indispensável no desenvolvimento pessoal de cada colaborador e o alcance dos resultados indicados pela organização. Funcionários motivados são mais produtivos.
Gestores precisam conhecer os objetivos, qualidades, competências e fraquezas de cada colaborador. Assim, é possível estimulá-lo e desenvolvê-lo, indicando o melhor caminho para realizar uma tarefa.
Uma excelente ferramenta para despertar a satisfação nos funcionários é apresentar feedbacks com frequência. As pessoas têm interesse em receber o retorno sobre o seu desempenho na empresa. É importante valorizar uma boa performance e apontar as falhas, mas sempre dialogando a fim de que juntos encontrem uma alternativa de melhoria. Isso auxilia no crescimento profissional e eleva o padrão na qualidade trabalho. O diálogo precisa ser claro, para que cada membro da equipe se sinta confortável em perguntar, sugerir e dividir questões do dia-dia.
Um bom líder é aquele que provoca admiração e inspiração em seus subordinados e que veste a camisa da equipe. É preciso estar presente e disponível para ouvir, apoiar e ajudar.
Paulo Leitão, Consultor de Recrutamento na Experis define que o verdadeiro líder de proximidade é “aquele que consegue atuar como um mentor e dar apoio psicossocial (mais emocional, ajudando nas relações dentro do trabalho), ao mesmo tempo que apoio vocacional (que consegue ver o caminho para a carreira do seu funcionário).”
O grande líder consegue envolver a todos no mesmo ideal.