Proporcionar um plano de saúde para os funcionários é opcional, mas existem razões de sobra para que sua empresa considere esse investimento.
Além daqueles previstos pela CLT, todo benefício que uma empresa oferece é um diferencial competitivo. O plano de saúde tende a ser um dos benefícios mais valorizados pelo trabalhador.
Empresas que proporcionam este benefício normalmente têm o reconhecimento de seus funcionários em termos de engajamento e o consequente aumento de produtividade.
Podemos enumerar uma série de benefícios, como a queda do absenteísmo – ou a redução de ausência no trabalho por doença. Os problemas de saúde estão entre as justificativas mais comuns para ausência no trabalho.
Há, também a atração e retenção de talentos, uma vez que o candidato, ao encontrar mais de uma opção de emprego, pode privilegiar aquela que proporciona um plano de saúde. Além disso, o plano de saúde está em 1º lugar no quesito satisfação do funcionário.
O bem estar dos colaboradores é importante variável na produtividade; uma equipe motivada e engajada, concentrada e em harmonia tem entregas de melhor qualidade, e o benefício oferece manutenção do estresse e fadiga mental, reduzindo o desgaste por doenças ocupacionais como o burnout.
Toda empresa está sujeita a acidentes e doenças do trabalho. Com o plano médico empresarial, o funcionário recebe assistência diretamente e suporte aos acidentes de trabalho.
Trata-se de um benefício que, ainda que optativo, traz consigo uma relação custo x benefício inegavelmente positiva. O plano de saúde empresarial não é um simples gasto, mas um investimento a longo prazo.