Pesquisa feita com 100mil empresas oferece novas perspectivas sobre as vantagens de práticas ESG para companhias privadas. O estudo “Iniciativas ESG Geram Valor?”, realizado em conjunto pela Bain e EcoVadis, indica que atividades relacionadas à sustentabilidade, diversidade e satisfação dos colaboradores tem grande impacto na maior lucratividade e no crescimento de empresas privadas.
O estudo mostra que há uma correlação entre iniciativas ESG e desempenho financeiro, como a melhoria na diversidade, equidade e inclusão (DE&I), redução de carbono e adoção da sustentabilidade nos processos de gestão e na cadeia de suprimentos. Dessa forma, práticas ESG estão associadas a um crescimento mais forte da receita e margens EBITDA mais altas – além de serem benéficas para o planeta.
Alguns pontos da pesquisa confiram a relação entre atividades sustentáveis e melhor desempenho financeiros nas empresas, como o entendimento que empresas com mais mulheres no time de executivos têm melhores resultados financeiros. Companhias classificas entre as 25% melhores em diversidade de gênero na equipe executiva têm crescimento de receita anual de cerca de 2 pontos percentuais acima dos 25% com menor diversidade, além do lucro EBITDA também 3 pontos melhor.
É observado, também, que nos setores de recursos naturais, transporte e produção industriais, as empresas que usam mais energia renovável têm margens EBITDA maiores; e que companhias que focam em práticas éticas, ambientais e trabalhistas em suas cadeias de suprimento são mais lucrativas, com margens de 3 a 4 pontos percentuais acima daquelas que não focam nas credenciais ESG de seus fornecedores.
Por fim, empresas que lideram as iniciativas ESG têm maior satisfação dos funcionários tornando-as mais lucrativas, uma vez que colaboradores satisfeitos influenciam no crescimento mais rápido da empresa, chegando até 6 pontos percentuais acima de outras empresas com funcionários menos satisfeitos no tempo curto de três anos.
Tais descobertas podem motivar empresas em diferentes níveis de maturidade ESG a aumentar o foco na jornada de sustentabilidade. É um trabalho complexo que agrega valor para o ambiente, para as pessoas e companhias.
*Artigo originalmente publicado pela Bain.