A IMPORTÂNCIA DO RH ESTRATÉGICO

09 de março de 2023

Ainda que as áreas de gestão de funcionários sejam fundamentais para o crescimento de qualquer empresa, estudo realizado pela Sólides (startup de recursos humanos) aponta que em 61% das grandes empresas brasileiras o RH ainda é responsável pelo departamento pessoal.

Uma vez que, em sua grande maioria no país, as áreas de Recursos Humanos e Departamento pessoal são compostas pela mesma equipe, o número de horas necessário para dedicação à rotina trabalhista reduz a capacidade de uma abordagem mais estratégica – ainda que empresas de maior porte tenham auxílio de tecnologia na automatização de processos burocráticos

O Mapa do RH & DP, estudo da Sólides, aponta que há ausência de processos básicos de gestão de pessoas no Brasil, como avaliação de desempenho. Isto é, o RH é mais operacional, não atuando de forma estratégica. O mapeamento indica que apenas 14% das companhias tem orçamentos predominantemente dedicados a treinamento e capacitação dos funcionários, por exemplo.

A pesquisa ainda mapeou que 64% das pequenas empresas e 48% das grandes empresas no Brasil não possuem se quer plano de cargos e salários, etapa que antecede o plano de carreira, voltado ao desenvolvimento de funcionários.

RH estratégico tem como missão otimizar processos e decisões com o uso de tecnologia, dados e indicadores, auxiliando no crescimento e rentabilidade do negócio. Fica a cargo desse modelo o desenvolvimento de políticas e ferramentas com foco em gestão de pessoas, desenvolvimento de liderança e gerenciamento da cultura organizacional, de maneira a aumentar a produtividade com foco em resultados.

Além disso, um RH estratégico é uma das formas mais eficientes na atração de talentos alinhados culturalmente. O RH estratégico é focado em captar e reter estes talentos, estudando o perfil de cada trabalhador e direcionando suas atividades de acordo com suas habilidades técnicas e comportamentais.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO!