Qualquer empresa teria orgulho em poder dizer com toda a certeza do mundo que é um dos melhores lugares para trabalhar, certo? Quem não gostaria de fazer parte desse ambiente?
Eis que o selo Great Place to Work (que em português significa justamente Melhores Empresas para Trabalhar) garante que a empresa que o adquire é exatamente esse lugar!
O certificado GPTW foi criado pelo jornalista Robert Levering na década de 1980, quando sua editora propôs que Robert publicasse um livro contendo as 100 melhores empresas para se trabalhar nos Estados Unidos – isso depois de sua ideia de fazer um artigo sobre os piores lugares para os funcionários foi descartada. O sucesso do projeto resultou na criação de uma consultoria dedicada a ajudar organizações a alcançarem melhores resultados no ranking de melhores lugares para se trabalhar.
A certidão foi ganhando relevância ao longo do tempo, se tornando um dos selos mais reconhecidos e procurados no mercado, porque melhora a reputação da marca empregadora, atraindo profissionais mais qualificados, e, indiretamente, tem correlação com a diminuição do índice de rotatividade de talentos. Além de indicar aos clientes que a empresa se preocupa com os colaboradores, melhorando a reputação em comparação com os concorrentes também.
O certificado valida a cultura da empresa, não apenas status e fama, mas um local cujo ambiente de trabalho saudável dá espaço para que o profissional possa se desenvolver e ser valorizado.
No Brasil, o ranking das melhores empresas para se trabalhar é divulgado em uma parceria entre a GPTW e a Época Negócios. Anualmente, o rankeamento das melhores práticas de gestão é dividido nas categorias: multinacional, nacional (grande, médio e pequeno porte), regional, setorial (setor de atuação da empresa) e temático (gênero, étnico racial, LGBTQIA+); as empresas premiadas em rankings nacionais podem ser avaliadas até a nível global.
Para obter o selo é necessário participar de um processo de certificação que dura cerca de 6 meses. Inicia-se realizando a pesquisa Trust Index internamente com todos os colaboradores (é necessário o mínimo de 70% de participação), e o resultado, quando superior a nota 70, já garante o selo de GPTW que é válido por 12 meses. Esse resultado é fundamental para o entendimento da experiência dos colaboradores em 5 dimensões: respeito, credibilidade, orgulho, imparcialidade e camaradagem. Empresas que não alcançam a nota de corte podem ajustar seus processos e tentar novamente em 4 meses.
O grande trunfo do certificado é justamente o fato da empresa ser avaliada pelos próprios funcionários, de forma que a empresa é capaz identificar e corrigir qualquer área que não esteja performando bem do ponto de vista de gestão de pessoas e na criação de um ambiente seguro e confortável para seus colaboradores, aumentando a produtividade e o resultado consequente da empresa.