O QUE SIGNIFICA SER VACINADO?

03 de junho de 2021

Vacinas sensibilizam o sistema imunológico do organismo, prevenindo o surgimento de doenças causadas por vírus e bactérias específicas.

Ao entrar em contato com a vacina, o sistema imunológico forma anticorpos e células especiais contra a doença em questão. Caso ocorra uma invasão no indivíduo imunizado, o sistema imunológico desperta e imediatamente reage.

Algumas vacinas são fabricadas a partir de microorganismos mortos (como as vacinas contra a poliomielite ou gripe). Outras contêm organismos vivos enfraquecidos (como as vacinas contra o sarampo, caxumba e rubéola), que estimulam uma reação imunológica sem dano à pessoa.

Em relação à vacinação para o COVID-19, a grande novidade vem nas vacinas da Moderna e da Pfizer Biontech, que fazem uso do chamado RNA mensageiro. Este induz a produção da proteína do coronavírus que, ao estimular nosso sistema imune, prepara um “exército de defesa” caso entremos em contato com o vírus responsável pela infecção.

As vacinas estão entre as mais inofensivas ferramentas da medicina. São muito raros os efeitos colaterais graves. Os benefícios individuais da vacinação superam amplamente os riscos - de fato, estes riscos são muito menores do que o perigo representado pela doença.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO!