*Por Guilherme Piva Destro
Falar de ginástica laboral, essencialmente em atividades de alta repetitividade (como em indústrias cujo processo envolve linha de produção), é falar da saúde dos colaboradores, e falar de saúde dos colaboradores é falar de prevenção de doenças ocupacionais como a LER / DORT.
Em outras palavras, prevenir os males do esforço repetitivo em linha de produção é objetivo número um da saúde na empresa, de modo que o respeito e cuidado com os colaboradores pode e deve ser associado com o aumento da eficiência no ambiente de trabalho.
É nesse contexto que a ginástica laboral, assim como pausas obrigatórias e o rodízio de atividades, apresenta seus melhores frutos ao prevenir os gastos, promover a saúde e a imagem da empresa perante seus colaboradores e sociedade.
Vamos falar especificamente de ginástica laboral:
De modo geral, a ginástica laboral consiste em exercícios de respiração, flexibilidade, concentração e relaxamento executados no ambiente de trabalho. Estes exercícios, além de prevenir as lesões e síndromes de esforço repetitivo como bursites e tendinites, atuam promovendo maior concentração, bem como aliviam o estresse, minimizam a fadiga, revigoram o sistema cardíaco e promovem um ambiente laboral de maior criatividade.
A ginástica laboral é uma atividade planejada por profissionais de Educação Física e de Fisioterapia segundo as particularidades de seus colaboradores, podendo ser aplicada de forma preventiva, corretiva, preparatória, compensatória ou relaxante. Tudo isso sendo pensado e aplicado com exercícios específicos em função da demanda dos colaboradores em relação às suas atividades e de acordo com as características da empresa.
Assim, com a prática, o colaborador pode tanto se prevenir dos maiores males do ambiente de trabalho, como apresentar uma maior eficiência ao executar suas demandas.
A empresa que se preocupa com a saúde dos colaboradores e se situa ativamente no mercado de trabalho só tem a ganhar promovendo a ginástica laboral em sua organização.
A ginástica laboral previne e cuida da saúde dos colaboradores, reduz gastos com assistência médica e acidentes de trabalho, e promove a empresa como um todo.