PRODUTIVIDADE DURANTE A COPA DO MUNDO

25 de novembro de 2022

Com a Copa do Mundo de futebol masculino de 2022, que inicia hoje (25/11) sua segunda rodada de jogos, acontecendo tão próxima às comemorações de final de ano, é possível sentir a energia de descontração no ar. Ainda mais após anos endurecidos pela pandemia da covid-19, o clima de celebração e união tem sido bem-recebido pela maioria. Mas e quanto ao trabalho?

Assim como outras datas temáticas, época de Copa do Mundo pode ser uma oportunidade de fazer do clima organizacional mais leve e convidativo, estreitando o vínculo entre os funcionários e a empresa. Ainda que não seja obrigatório de forma alguma liberar os trabalhadores de seus expedientes, a iniciativa pode ser entendida como um esforço das lideranças para motivar os colaboradores.

A empresa de recrutamento Robert Half realizou pesquisa através do Linkedin para entender o que os profissionais esperam das empresas em dias de jogos da Seleção Brasileira: 70% dos colaboradores declararam preferência por home office ou flexibilização do expediente nesses dias. Fernando Mantovani, diretor geral para a América do Sul da Robert Half, aponta ainda que a melhor maneira de manter o engajamento é justamente ouvir e envolver os funcionários no processo de escolha das medidas que serão tomadas para esse período.

No entanto, para que a produtividade não sofra queda é necessário que as empresas tenham clareza no planejamento e organização, mas principalmente na comunicação. Para Lúcio Daniel, sócio da consultoria Exec, as expectativas quanto às metas e prazos devem ser estabelecidas de forma explícita, evitando atrasos e perda de foco da equipe.

Lúcio ainda ressalta que agendamentos de reuniões em dias de jogo do Brasil não são recomendáveis, evitando risco de reagendamento e alteração do cronograma já estabelecido. Opções por liberar os profissionais mais cedo, ou permitir regime remoto, ou até mesmo conceder folga nos dias de jogo, devem ser discutidas entre as lideranças e repassadas para os trabalhadores com diretriz única – isto é, todos os setores da empresa devem receber as mesmas orientações sobre o que será feito durante os jogos.

Copa do Mundo é um momento de comemorações, e sendo esta a primeira pós pandemia, o senso de união vai além de decorações temáticas e pode ser aproveitado para estabelecer a cultura de confraternização muito comum no final do ano nas empresas. Com objetividade e bom planejamento, esse período pode dar ótimos frutos, com equipes mais motivadas e engajadas, sem perder rendimento.

*Artigo publicado originalmente por Valor

COMPARTILHE ESTE ARTIGO!