O setor industrial é responsável pela produção de bens de consumo, materiais e equipamentos dos quais a sociedade depende. Segundo o IBGE, no Brasil, a indústria representa aproximadamente 20% do PIB.
Apesar da grandeza e importância da indústria, o setor foi responsável por cerca de 575 mil acidentes de trabalho no Brasil em 2020, segundo informa o Ministério da Saúde. Por isso, a segurança do trabalho deve ser prioridade no setor industrial para garantir a integridade da saúde dos trabalhadores.
O Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho aponta que a falta de uma cultura preventiva e a negligência na gestão de riscos contribuem para a ocorrência dos acidentes de trabalho. É necessário que as empresas sejam capazes de identificar os fatores que vão além dos riscos ocupacionais esperados e tomem medidas proativas para minimizar os riscos.
Excelente exemplo de atitudes proativas na prevenção de acidentes na indústria é a necessidade de capacitar os trabalhadores. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), conduzida pelo IBGE, indica que somente 37% dos profissionais brasileiros possuem qualquer treinamento relacionado à segurança no trabalho.
Além da capacitação dos funcionários, o incentivo às medidas de proteção, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), investimento em saúde mental e emocional, cumprimento e fiscalização das Normas Regulamentadoras são essenciais para precaver acidentes ocupacionais.
A tecnologia é aliada à prevenção de acidentes no trabalho, podendo ser útil na identificação e monitoramento das áreas de risco com testes de personalidade. Essas ferramentas indicam fatores de risco pessoal, como fadiga, distração ou estresse, auxiliando no planejamento e implementação de programas de segurança do trabalho mais eficazes.
Por fim, é importante lembrar que o setor industrial impacta de maneira relevante o meio ambiente, sendo responsável por cerca de 21% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil (segundo o SINIMA). Práticas alinhadas com os fundamentos do ESG caminham em conjunto para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.